domingo, 22 de setembro de 2013

Kibe Assado e Kibe Cru - Receitas e Vídeos


Minha bisavó fazia o kibe utilizando o moedor de carne manual fixado em uma mesa.
Passava pela engenhoca os ingredientes diversas vezes, bastava abrir o portão do seu casarão que já sabíamos o prato do dia.
Quer dizer, o prato principal.
Minha avó paterna e minha mãe também utilizavam a mesma técnica e o aroma que impregnava a casa era o mesmo, o cheiro da hortelã com cebolas e temperos secretos, que iam se misturando ao trigo e uma carne fresquíssima.
Meu método é uma adaptação, pois o moedor de carne está apenas na minha memória.
O que importa nesta história é que o aroma e o sabor final ficam bem próximos.
Neste quesito eu consigo me igualar às velhas senhoras que me ensinaram tanto e por isso mantenho a tradição.
Vamos fazer nesta semana duas versões de kibes, uma assada em forno e a outra que agrada os mais fanáticos e que é consumida crua.
Espero que amantes os da culinária árabe gostem e passem para frente esses ensinamentos.
Aproveitem!!!



Ingredientes

02 Kg - Coxão Mole ou Patinho – Carne Fresca – limpar e moer duas vezes
500g - Trigo para Kibe
04 - Cebolas Médias
01 - Maço de Hortelã
Manteiga
Água mineral para hidratar o trigo
Sal a gosto
Pimenta do Reino Branca a gosto
Existem outras especiarias que podem ser utilizadas como o cominho, pimenta do reino preta, tomilho e canela da china.
Não utilizo tantos temperos porque quero que a hortelã e as cebolas sejam os principais agentes de sabor nesta receita.
Vale experimentar.



Massa para o Kibe

Colocar 500 g de trigo em água durante duas horas.
Retire toda a água e reserve o trigo úmido.
Em um liquidificador, bater 03 cebolas com a hortelã, salgando lentamente.
A quantidade de hortelã pode variar conforme o paladar individual.
Para misturar a massa adicionar 1,5 Kg de carne junto ao trigo e as cebolas batidas com a hortelã.
Aos pouco a massa vai se incorporando e os temperos irão curtir a mistura, salgar mais um pouco a gosto.
A massa pode ser misturada em moedor de carne ou pelo processo manual.
Deixe a massa descansar por uma hora e divida em três partes.
Uma dessas parte será o nosso kibe cru.



Recheio

Em uma frigideira, dourar uma cebola em manteiga, adicionando parte da carne ( 500 g )
moída, pimenta e sal aos poucos.
Deixar a mistura homogênea e dourada.
Reservar.



Vídeos do Canal WebGourmet Eduardo Gazal










3 comentários:

  1. ADOREI SUA RECEITA.... VOU FAZER . OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu marido é do Lebanon eles colocam pimenta Síria caso não tenha substitui pela preta e canela da China em pó.

      Excluir